VOCABULÁRIO

 VOCABULÁRIO DE BAR

barmann

 

Nesta página você confere algumas definições e termos usados no mundo na cocktelaria moderna.

 

IBA: Esta sigla significa: International Bartenders Association. A mais importante associação internacional de bartenders do mundo. Foi fundada em um sábado, dia 24 de fevereiro de 1951, no Salão do Grand Hotel na cidade de Torquay, Reino Unido. Nesta primeira reunião seus membros,  que representavam suas guildas, concordaram sobre a oportunidade de criar uma organização internacional, a fim de representar os melhores bartenders do mundo. Seu primeiro presidente foi Mr. Billy Tarling. O resto é história. Para mais informações acesse o site da associação http://www.iba-world.com

ABB: Associação Brasileira de Bartenders.

Sigabam: Sindicato dos Garçons, Barmen e Maitres do Rio de Janeiro.

Coquetelaria: Arte de preparar coquetéis, drinques e similares.

Barman: Homem do bar (o profissional – sexo masculino).

Barmen: Plural de barman

 Barwoman ou bargirl: mulher do bar (a profissional – sexo feminino).

Ajudante de bar ou Barback: Auxilia na montagem e manuntenção do bar.

Bartender: O termo ser refere para ambos os sexos.

Barista: É o profissional especializado em cafés de alta qualidade (cafés especiais), cujo principal objetivo é alcançar a “xícara perfeita”. Também trabalha criando novos drinks baseados em café, utilizando-se de licores, cremes, bebidas alcoólicas, entre outros.

Barman clássico: Normalmente usam trajes mais formais, dominam mais de um idioma e possuem conhecimento internacional das receitas de drinks e cocktails, sabendo como realizá-los de maneira segura. Seguem a risca as receitas dos drinks e cocktails da IBA (international bartenders association).

Mixólogo ou Mixologista: Vestem-se de maneira elegante e costumam ser contratados para eventos de alto nível. Seu conhecimento é mais voltado ao conteúdo mais moderno e possuem conhecimento na área de descobrimento de novo sabores (flavours). Sua criatividade para criar novos drinks e aromas, de uma forma harmoniosa, são muitos requisitados no mundo inteiro.

Bartender Free Style: Este tipo de bartender adquire a arte do working flair, flair, pirofagia, mágicas de bar, danças, performances e outras habilidades que saem do convencional. Se vestem de forma a agradar o publico alvo. Trabalham geralmente em boates, casas noturnas, festa, baladas e eventos em geral. A sua área de conhecimento em coquetelaria geralmente é basica  e/ou direcionada a drinks/ cocktails mais comerciais e conhecidos do grande público.

Barman House: É o tipo que  não se considera um barman profissional, e sim um amante de bebidas. Não possui nenhum tipo de uniforme, já que normalmente faz isso em casa ou festa com os amigos, como um hobby. Seu conhecimento é básico.

Barman de festas e eventos: Geralmente são profissionais autônomos e atuam em  festas, eventos, boates, em parcerias com buffets ou até mesmo sendo contratado diretamente pelo cliente particular. A maioria são bartenders Free Style e cobram seu trabalho pelo número de convidados e de acordo com a distância do evento. Levam seu balcão móvel (o bar), os ajudantes, as bebidas, os copos, as frutas e todo material de bar necessário ao contratante.

Tequileiro(a): Este profissionai de festas e eventos, não necessariamente especialistas em tequila, precisa ter um apelo um pouco mais sensual e estar em forma sempre. É contratado para animar, dançar e principalmente servir tequila aos convidados. Normalmente vestem-se de roupa mexicana ou com roupas provocantes, de forma a agradar ao seu público alvo. Possuem também um cinturão, no qual guardam suas bebidas. Servem aos seus convidados de uma forma bem atípica, porém divertida, procede-se da seguinte forma: o convidado senta-se numa cadeira, abre a boca jogando sua cabeça para trás. Em seguida o tequileiro, posicionado estrategicamente por trás, põe uma dose de tequila em sua boca, pede para que o mesmo a feche, e com as duas mãos  na cabeça do individuo, começa a realizar movimentos rápidos e circulares, o transformando numa verdadeira ´´cockteleira humana“. Em seguida engole-se a bebida.

Open Bar: Open bar significa bar aberto a todos, e é um termo de origem inglesa. Open bar é quando ocorre uma festa com bebida à vontade, não há limite de dose ou drink/ cocktail por pessoa. Geralmente nesse tipo de festa, a pessoa paga apenas por sua entrada, e ao chegar lá a bebida é totalmente liberada.

Open House: Open house no Brasil, que nada tem a ver com bebidas ou comidas, significa que as pessoas que se mudam para uma casa ou apartamento novo, dão uma festa para os amigos mais próximos. É mais uma festa íntima, onde a pessoa abre sua nova casa para que todos a vejam, por isso o nome, open house, que significa casa aberta.

Bar infantil ou teen: Significa um open bar para crianças ou adolescentes. É servido drinks e coquetéis sem álcool e pode ou não ser decorado com o tema da festa. Exemplo: bar do homem aranha.

Bar Mitzvah: Não tem nada a ver com bar ou bebidas. É o nome dado à cerimônia que insere o jovem judeu como um membro maduro na comunidade judaica.

Pirofagia: Qualquer trabalho artistico com fogo. Arte de manipular o fogo, engolindo, cuspindo ou passando pelo corpo enquanto o profissional desenvolve movimentos mirabolantes e/ou acrobáticos.

Pirotecnia: Muito confundido com o termo pirofagia, mas se trata do trabalho artístico com fogos de artifício.

working flair: Em inglês, o termo significa trabalhando com talento, habilidade, estilo, elegância, etc. Para a IBA e toda a coquetelaria é mais que isso, significa uma prática para entreter os convidados com a manipulação das ferramentas de bar, envolvendo por exemplo garrafas, coqueteleiras, gelo, canudos,  guardanapos, storen pour, fogo, magicas, etc), de certa forma é um chamariz de clientes. O working Flair se concentra em garantir o entretenimento visual ao mesmo tempo que se prepara uma bebida.

Flair ou Exhibition Flair: Significa flair de exibição. Nesta modalidade os movimentos são mais radicais, pois as garrafas, muitas vezes, se encontram vazias (ou quase vazias), o que possibilita ao bartender free style a executar manobras e/ou malabarismos mais complexos. Desta vez, não necessariamente, se pretende preparar uma bebida ao convidado/ cliente, mas sim mostrá-lo em forma de exibição ou de caráter competitivo.

Drinque: Originalmente grafado drink, Combina duas ou mais bebidas e na integra significa: a mistura não leitosa. São drinques aqueles feitos com: licores finos, sucos, refrigerantes, destilados, xaropes e outros, ou seja, não há elementos leitosos.

Coquetel: Originalmente grafado cocktail, o que significa literalmente “rabo-de-galo” em inglês. Combina duas ou mais bebidas, usualmente incluindo componentes leitosos, como: creme de leite, leite condensado, licores a base de leite, sorvete, leite, yogurte, etc.

*O termo coquetel, aqui no Brasil, também pode ser entendido como uma celebração social em comemoração a algum evento onde são servidos alimentos e bebidas para os convidados.

 

Caipirinha: É uma das bebidas brasileiras mais conhecidas internacionalmente. Originalmente é feita com cachaça, limão taiti (não descascado), açúcar e gelo. Há caipirinhas de todos os sabores, basta só ser preparada com qualquer fruta que se possa extrair o sumo(exemplo: caipirinha de abacaxi, morango, tangerina, lima, caqui, etc).

Caipivodka ou caipiroska: É a versão da caipirinha, só que  preparada com a vodka.

Caipirissíma: É a versão da caipirinha, só que prepada com rum.

Caipifruta ou caipifruta s/álcool: É a versão sem álcool da caipirinha. Pode ser preparada com água gasosa, guaraná ou soda mais a combinação da fruta desejada. Não deve ser agitada na coqueteleira, mas sim somente misturarada.

Storen Pour ou bottle of juice: Ferramenta essencial de bar pertencente a coquetelaria moderna. Trata-se de uma garrafa plástica que serve basicamente para armazenar sucos, molhos, açúcar solido e base de cocktails. Veio substituir de vez a jarra, antes usada pelos profissionais de bar. Possui bico especial para servir e tampa para armazenar. Material higiênico e de fácil limpeza.

  • Possui rosca reforçada ideal para a prática do Flair
  • Disponível em várias cores de bicos e tampas, que normalmente são associadas as cores dos drinks.

Syrup: xarope

Juice: suco

Grenadine ou grenadina: xarope de romã

Mise en place: Preparação para o trabalho, ou seja, organizar e/ou preparar tudo antes de começar qualquer função.

Sour Mix ou Sweet and sour mix: Na integra significa mistura doce e amarga. É um mistura usado em muitos drinks e coquetéis. É feito de partes  iguais de sumo de limão e Simple Syrup ( xarope simples – receita logo abaixo)  e agitado vigorosamente com gelo. Isto produz um líquido branco com um sabor pronunciado. Pode ser feito de forma caseira ou comprado pronto em casa de bebidas especializadas.

Simple syrup (xarope simples): É um calda de açúcar com água usado para fazer bebidas em bares. Xarope simples é feita por meio de agitação de açúcar granulado em água quente numa panela até que o açúcar seja dissolvido e, em seguida, o arrefecimento da solução. Geralmente, a proporção de açúcar para a água pode variar de 1:1 a 2:1. O Xarope simples, pode ser usada como adoçante. No entanto, uma vez que gelifica rapidamente quando a pectina é adicionado, a sua principal utilização culinária é como base para molhos, coberturas de frutas em compotas.

squeeze: Significa uma espremida, ou seja, jogar algumas gotas no drink (exemplo: um squeeze de limão no drink ou qualquer outra fruta que possa se extrair o sumo).