UTENSÍLIOS

  A bebida é uma das atividades sociais que mais fazem parte de nossas festas e é sempre bom reunir os amigos e a família, não é verdade? E se você simpatiza com a atividade de um barman, gosta de servir e preparar drinks e não sabe por onde começar, esta no lugar certo! Nesta página vão algumas dicas de quais utensílios devem compor seu arsenal.Vamos conhece-los?

 

 

Coqueteleira Clássica (Standard Shaker): Serve para elaborar coquetéis batidos. É a mais comum no mercado, sendo composta por três partes: a primeira é o copo base, a segunda é uma  espécie de dosador (no seu topo) e algumas possuem um pequeno coador preso a tampa. Possui um menor volume comparando com a coqueteleira de Boston.

 

Coqueteleira de Boston (Boston Shaker)

Serve para elaborar coquetéis batidos. Se compõe em duas partes (Mini Tin e copo Boston). Possui maior volume, justamente para atender a um grande público como em festas e eventos.

 


Jigger (medidor americano): Na coquetelaria internacional são adotados os sistemas métricos de centilitro (cL) e onças fluídas (oz, aproximadamente 30 ml) e esse utensílio compreende essas duas unidades de medida.

 

Dosador (ou medidor de bar): Os mais comuns são os de 50 ml, pois aqui no Brasil adotamos esse sistema métrico de dose.

 

 

Espremedor: Elétrico ou manual, necessário para obter o sumo da fruta natural.

 

 

Blender: Aparelho profissional que possui um motor mais forte que o liquidificador convencional. Alem de liquidificar e possuir um sistema de ventilação, ele pode processar, triturar, cortar, entre outras. É um dos utensílios de bar mais caros.

 

 

 

Macerador ou socador: Como o próprio nome já diz, serve para socar ou macerar as frutas. O melhor é o de metal que evita contaminações, além de ser mais eficiente pela anatomia de sua ponta.

 

 

 

Picador de gelo: Com esse aparelho obtemos gelos menores ou esmagados, ideal para algumas receitas de bebida que necessitam desse tamanho de gelo.

 

Pinças de gelo: Serve para retirar o gelo do respectivo balde.

 

 

 

Ralador: Para ralar os mais diversos tipos de ingredientes e/ou guarnições (limão, laranja, chocolate…).

 

 

Service mat ou tapete de serviço: Tapete usado no bar para armazenar o líquido escorrido da coqueteleira após cada drink preparado. Mantem o ambiente de trabalho seco, limpo e organizado.

 

 

 

Biqueiras ou bico dosador: Com este bico seus coquetéis serão confeccionados de forma rápida e sem desperdícios. Deixando em um angulo de 45º o fluxo é continuo, com uma vazão constante 

 

 

Store’n Pour: Recipiente utilizado para armazenar sucos e bases para a confecção de coquetéis. Diretamente da coquetelaria americana, veio de vez para substituir as jarras de suco, sendo mais higiênica, anatômica, pratica e leve.

 

 

Bar Caddy ou organizador de bar: Utensilio para armazenar guardanapos, canudos, picks, etc.

 

 

 

 

Cuba de gelo: Feita em policarbonato, armazena uma quantidade maior em relação ao balde de gelo. Normalmente é adaptado em bar (balcão).

 

 

Pá de gelo: a quebra de gelo em sua cuba será rápida e sem a necessidade outro utensílio.

 

 

Condiment holder (organizador de frutas e codimentos):  Organizador de frutas, guarnições ou decorações. Organização, limpeza e praticidade, esses são os benefícios que essa peça proporciona.

 

 

Bordeador de copos (margariteira): Perfeito aparelho para Bordear copos com sal ou açúcar, possui também uma esponja para a colocação de suco de limão.

 

 

Tapa garrafa: Utilizado para tapar garrafa na falta de rolhas ou cápsulas, assegurando assim o frescor da bebida.

 

 

Copo collins: Copo temperado de 350 ml, usado também como tampa da coqueteleira de boston, substituindo o mini tin.

 

 


Strainer (coador de 4 apoios)
: Este coador serve para separar o gelo da bebida, muito usado no preparo de Martinis.

 

 

Abridor de lata/ garrafa profissional (inox): Abre tampa de garrada, como também abre latas de frutas, latas de leite condensado, etc.

 

 

   Balde de gelo: recipiente de inox para armazenar gelo.

 

Colher de Bar ou Bailarina: Serve para medir e misturar ingredientes, esmagar ou colocar guarnições.

 

Mixing glass (copo misturador): recipiente onde são misturadas e geladas bebidas antes de serem transferidas para os copos. Recomenda-se que sejam lisos e transparentes, para que se veja o conteúdo